sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Dez passos para reencontrar seu caminho

Veja as sugestões do escritor César Romão para reconduzir sua vida em direção a seus sonhos e suas metas.

1. Tenha coragem. Ela não é a ausência de medo, mas a disposição para superar receios, agir e seguir sempre em frente.

2. Use seus fracassos como uma abençoada bússola. Encare o emprego perdido, o relacionamento que não deu certo, o amigo que o decepcionou como páginas viradas e aprenda a lição.

3. Avalie os resultados de sua maneira de agir e se comunicar com os outros. Sem essa auto-análise, corre-se o risco de estar sempre repetindo comportamentos nocivos e destrutivos.

4. Nunca desista de seus sonhos. Quando abandonamos nossas metas, mesmo em uma situação difícil carregamos a dor de não ter lutado ou chegado até o fim. Persistir no sonho alimenta a esperança de um futuro melhor, e a fé no futuro dá alento ao presente.

5. Concentre seus esforços em uma direção construtiva. Muitas vezes desperdiçamos energia ou força de trabalho em alvos equivocados e depois nos queixamos de que o mundo é uma droga.

6. Valorize o que está ao alcance de suas mãos. Enxergue o que existe de bom em seu parceiro, em sua família, em seu trabalho e em seus colegas. Assim você descobre o que tem para ensinar e o que pode aprender com eles.

7. Invista em seu desenvolvimento pessoal. Não desperdice nenhuma informação que possa ajudá-lo a se modificar para melhor.

8. Avalie o que você tem feito para ser amado e valorizado. Em um relacionamento, por exemplo, não basta transbordar de amor: é preciso cultivar a compreensão, o diálogo, a paciência e não querer moldar o parceiro a nossas expectativas.

9. Acredite nos fatos e sentimentos positivos. Não abrace o sofrimento e a dor e focalize o que existe de promissor a sua frente. Não fique reclamando e falando só de coisas ruins, com medo de contar o que acontece de bom e atrair a inveja ou o olho gordo de outras pessoas.

10. Pare para ouvir a voz de seu coração. Na maioria das vezes, o "sim" que ele dá a você vale mais do que o "não" do mundo.

TEXTO: Wilson F. D. Weigl

Nenhum comentário: